Por Instituto em 06/09/2024

Equipe do Instituto Italo Ferreira visita lixão em Baía Formosa em ação educativa com a Sea Shepherd Brasil

Atividade prática do projeto "Ondas Limpas Cidades" com instrutores mostrou a realidade do descarte inadequado de resíduos e a necessidade de ações mais sustentáveis

O Instituto Italo Ferreira, projeto social que atua em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, e a ONG Sea Shepherd Brasil uniram forças para promover a conscientização ambiental entre os colaboradores do instituto. Em uma iniciativa inédita, a equipe de instrutores e coordenação do Instituto foi convidada a visitar o lixão da cidade, como parte do projeto Ondas Limpas Cidades, da Sea Shepherd Brasil. 

A visita, que teve como objetivo mostrar a realidade do descarte inadequado de resíduos, chamou a atenção da equipe. "A quantidade de lixo que a gente tem produzido aqui na cidade… A gente sabe que é um problema, do Brasil, do país inteiro. A humanidade tá sendo muito consumista e é bom a gente parar para repensar as nossas ações", destacou Hugo Medeiros, instrutor do Instituto. "Estava olhando e achei que era só um pedacinho ali de lixo. Mas a gente andou mais um pouco e encontrou aqui esse caminho que é gigante. Não tem fim de lixo", acrescentou Jackson Rodrigues, que também atua como instrutor do projeto social. 

O lixão fica cerca de 8 km distante do centro da cidade e bem próximo a uma lagoa. "É uma área muito grande. É uma área de Mata Atlântica e ao lado tem recursos naturais, tem lagoas de uso da população. O impacto [dos resíduos] é direto e os próprios professores já notaram isso. A lagoa que eles usam pra tomar banho e tudo aqui ao redor tem esse impacto direto", alertou Thallys Araújo, educador voluntário da Sea Shepherd Brasil.

Reciclar é preciso

A ação também serviu para destacar a importância da reciclagem e do descarte correto dos resíduos. "Conscientizar que não existe jogar fora. Estamos produzindo  lixo a todo momento e ele vai ter que ir para algum lugar. Então devemos pensar também em reutilizar. Porque é isso, cada um fazendo sua parte, a gente consegue melhorar um pouquinho", pontua Hugo Medeiros.

Além da visita, o Instituto Italo Ferreira e a Sea Shepherd Brasil têm trabalhado juntos em ações de educação ambiental com os 120 alunos do projeto social, com o projeto Ondas Limpas Cidades, desde março. A iniciativa de ensinar sobre a importância da separação e destinação correta dos materiais já tem rendido frutos. No primeiro semestre, os estudantes recolheram 202 kg de resíduos da praia de Baía Formosa e, recentemente, tiveram uma aula prática de como separar corretamente os materiais recicláveis coletados. 

Para a atividade, os alunos trouxeram resíduos recicláveis de suas próprias casas, o que enriquece ainda mais o aprendizado, pois toda a família tem a chance de também ser sensibilizada e estimulada a reciclar. No total, as crianças levaram mais de 434 kg para o Instituto, separaram e tudo foi enviado para a Gomes Reciclagem - também parceira do projeto Ondas Limpas Cidades para dar a destinação adequada a esses resíduos.

Quantidade de resíduos separados pelo IIF em agosto:

  • Papelão: 120,713 Kg
  • Vidro: 240,19 kg
  • Pet: 64,937 Kg
  • Latinha: 10,298 Kg
  • Tampinhas: 273g

A iniciativa da Sea Shepherd Brasil e do Instituto Italo Ferreira é um exemplo de como a parceria entre organizações da sociedade civil pode gerar resultados positivos para a comunidade. Ao promover ações de educação ambiental, ambas as instituições contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável com o meio ambiente e mostram que é possível desenvolver alternativas para o descarte correto diminuindo os impactos negativos sobre as áreas naturais e para a população, que em muitos casos desconhece essas consequências

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..